Resumo

Atualmente verifica-se um crescente número de trabalhos que discutem as Práticas Corporais de Aventura na Natureza – PCAN, desde seus aspectos sócio-históricos, suas possibilidades pedagógicas até o processo de qualificação e habilitação dos profissionais para o exercício dessas práticas. Diante disso, o projeto visa analisar e refletir sobre a formação didático-pedagógica dos professores de Educação Física do curso de graduação da ESFA, no que se refere ao desenvolvimento das PCAN em suas várias áreas de atuação. Como objetivos específicos visamos verificar como as PCAN são tratadas pedagogicamente no curso Educação Física da ESFA; repensar o espaço do professor de Educação Física através da utilização das PCANs, apontando suas possibilidades e limitações; analisar e refletir sobre a formação didático-pedagógica fornecida no curso de Educação Física da ESFA, traçando um paralelo da sua utilização nas PCANs e refletir sobre as competências exigidas pela ABNT no processo de normatização e certificação do turismo de aventura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo, pois esta nos possibilitará compreender as relações que permeiam o processo de formação do professor de Educação Física e o desenvolvimento das PCAN. Será adotado o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados, a análise de documentos da instituição, a observação não-participante das aulas que correspondem as PCAN, bem como realizar entrevistas não-estruturadas com corpo discente, docente e com a direção da instituição ESFA. A análise dos dados será de natureza qualitativa, adotando o método hermemêutico-dialético que se separa em ordenação dos dados, classificação e análise final. Nossa amostra será realizada com docentes, discentes, direção do curso e coordenador de núcleos da ESFA, podendo também se estender, se necessário, a universidades e faculdades que também desenvolvem em sua grade curricular as PCAN. O trabalho atualmente encontra-se em processo de construção da discussão teórica e elaboração das perguntas para as entrevistas.

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