Reflexões sobre a pedagogia não linear no ensino do rugby
Por Juan Casajús (Autor), Dario Salluzzi (Autor), Aníbal Rosillo Colmenares (Autor), Sérgio Ciaburri (Autor), Juan Ignacio Pederiva (Autor).
Resumo
No ensino de esportes coletivos, a pedagogia não linear considera o atleta como um sistema dinâmico e complexo em constante interação com o ambiente. Essa interação gera padrões comportamentais que evoluem de acordo com as condições do sistema. Quando uma variável externa é introduzida, o equilíbrio do sistema é alterado, levando a um novo estado. Essa variável externa, conhecida como restrição, pode ser manipulada estrategicamente para promover o surgimento de comportamentos táticos específicos. Nessa perspectiva, o planejamento de exercícios deve se basear em quatro princípios pedagógicos fundamentais: complexidade tática, representatividade da tarefa, exagero e amostragem. Este artigo revisa estudos que analisam o comportamento tático a partir de uma perspectiva pedagógica não linear e discute procedimentos para o planejamento de exercícios no contexto do rugby. Com base nas evidências revisadas, chega-se a uma conclusão preliminar de que a pedagogia não linear representa uma ferramenta útil para o desenvolvimento de exercícios que otimizam os comportamentos táticos no rugby.