Reflexões Sobre a Prática Pedagógica de Professores Recém-formados em Educação Física no Ensino Fundamental I
Por Josiane Rosa Terradas (Autor), Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 15, n 1, 2016.
Resumo
A pesquisa investigou as dificuldades enfrentadas por professores recém-formados em Educação Física, no exercício da prática pedagógica no Ensino Fundamental I, no município de Araputanga (MT). A abordagem metodológica é qualitativa e descritiva. Os participantes da pesquisa foram três licenciados recém-formados em Educação Física. Identificou-se que as dificuldades, para o desempenho da prática pedagógica, estão relacionadas à ausência da rotina do planejamento das aulas; a inexpressiva presença da Educação Física na proposta político pedagógica da escola que afeta a sua legitimidade entre os componentes curriculares; e a necessidade da aproximação da teoria da prática na formação. Avaliou-se que o processo de formação acadêmico-profissional não é totalmente responsável pela qualificação da atuação docente, exigindo do professor o esforço constante da reflexão contextualizada da sua prática pedagógica considerando a realidade sociocultural da escola e do aluno.