Reflexões Sobre Dança na Educação Física Escolar
Por Flávio Soares Alves (Autor), Yara Aparecida Couto (Autor).
Resumo
Esse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexivo, crítico e situado, a mobilização de maiores relações de sentido no encontro entre estudantes, a dança e a Educação Física Escolar.
Referências
ALVES, F. S. Dança de rua: corpos e sentidos em movimento na cidade. 2001. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
ALVES, F. S.; DIAS, R. A dança break: corpos e sentidos em movimento no hip-hop. Motriz, v.10, n.1, p.01-07, jan./abr. 2004.
ANDRADE, C. R.; GODOY, K. M. A. Dança com crianças: propostas, ensino e possiblidades. Curitiba: Appris, 2018.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, S. C.; SOUZA-JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975.
GARIBA, C. M. S.; FRANZONI, A. Dança escolar: uma possibilidade na educação física. Revista Movimento, v. 13, n. 2, p. 155-171, 2007.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Eduem, 2014. (Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento).
IMBERNÓN, F. formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MARQUES, I. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012a.
MARQUES, I. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012b.
RANGEL, I. C. A.; SANCHES NETO, L.; DARIDO, S. C.; GASPARI, T. C.; GALVÃO, Z. O ensino reflexivo como perspectiva metodológica. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 103-121. (Coleção Educação Física no Ensino Superior).
STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.