Reflexões Sobre a Organização Profissional da Educação Física
Por Juliana Rufino Orthmeyer (Autor), Jeane Barcelos Soriano (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Pesquisas que se voltam à práxis das profissões, que procuram desvendar as
relações estabelecidas no mercado de trabalho e da organização profissional,
são de grande interesse, já que, propiciam ferramentas ao trabalhador para
repensar sua intervenção profissional e a atuação de sua área no mercado de
trabalho. Fizemos uso da análise de conteúdo em sua forma qualitativa, o que
nos possibilitou o estudo de informações essenciais para as análises realizadas.
Tivemos como objetivo averiguar junto ao Código de Ética do Órgão de
Credenciamento da Educação Física, a maneira como é discriminada, a expertise,
a autonomia e o credencialismo. Estes elementos foram selecionados em virtude
da relação que estabelecem com a organização profissional, a visibilidade social
e o poder político e econômico das ocupações. A expertise se caracteriza como
sendo o domínio de competências para intervir com qualidade influenciando
na autonomia (poder de ação) do profissional. E, a credencial é a representação
seleta do grupo profissional e tem por objetivo defender os interesses do grupo.
Estes três temas foram estabelecidos a priori à coleta dos dados; c) da
importância do conhecimento científico; d) da preocupação em denunciar o
erro profissional; e e) da relação dos trabalhadores em equipes multiprofissionais.
Os dados demonstraram uma grande valorização do conhecimento científico
que é posto como forma de justificar e consolidar a existência da Educação
Física. O documento incentiva a busca de conhecimentos na área o que favorece
uma maior expertise e autonomia para intervir. Entretanto, a busca de
competências em outras áreas não é estimulada, deixando claro o forte
estabelecimento das jurisdições profissionais, prejudicando assim a
independência dos profissionais para intervir, podendo favorecer a ocorrência
do erro. O Código de Ética deixa clara a importância de se denunciar o erro
profissional, considerando seus agravos ao usuário e à área. Entendemos que
o CONFEF/CREF surge como uma organização capaz de direcionar, que
demonstra conhecer a necessidade da expertise, da autonomia e do
credencialismo como um meio para se tornar competente e obter prestígio e
alta remuneração.