Reflexos do Bebê

Parte de Natação Para Bebês . páginas 63 - 79

Resumo

Os movimentos reflexos são evidentes em todos os bebês em maior ou menor grau, dependendo de suas idades e estruturas neurológicas. Eles são reações involuntárias do corpo às várias formas de estímulos externos, a maioria desses reflexos são subcorticais (controlados pelos centros cerebrais inferiores), também são responsáveis por numerosos processos involuntários de conservação da vida como a respiração (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013).
McGraw (1939) e Gessel (1929) consideraram os comportamentos de sucção, o giro da cabeça, contração muscular rápida, preensão e caminhada como sendo reflexos da criança. Durante os quatro últimos meses dentro do útero até aproximadamente o quarto mês da vida fora do útero, os reflexos e estereótipos dos bebês são a forma dominante do movimento humano (PAYNE; ISAACS, 2007), o que é corroborado por Gabard (1992), que coloca a fase reflexiva iniciando por volta do terceiro mês dentro do útero, prolongando-se aproximadamente até o sexto mês após o nascimento.
Embora não se tenha, na literatura, a precisão temporal do fim da fase de reflexos, existe uma tendência sobre o início e o “fim” dos movimentos reflexos. A fase reflexiva inicia-se no período pré-natal e continua aproximadamente até o quarto ou sexto mês de vida da criança (HARROW, 1983; PAYNE; ISAACS, 2007; MALINA, 2004; GALLAHUE, OZMUN; GOODWAY, 2013). Para Berk (1994), a idade do desaparecimento do reflexo é por volta dos 2 meses de idade, discordando dos autores anteriormente citados.
Apesar de os pesquisadores corroborarem na seguinte afirmação: “O movimento reflexo desaparece prioritariamente antes do movimento voluntário”, Cratty (1979) aponta a dificuldade em estudar os movimentos reflexos da criança, pois existe uma grande variabilidade no tempo de existência de cada reflexo. ...