Regras de Conduta no Ambiente Esportivo: Contribuições no Desenvolvimento Moral de Crianças e Adolescentes
Por Diego Alves Ribeiro Queiroz (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor).
Em I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Scaglia e Revertido (2009) afirmam que o ambiente esportivo é favorável para vivências de dilemas morais, que, se bem mediados podem contribuir para o desenvolvimento moral (SANTANA, 2003). Objetivo: Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa é verificar e discutir as impressões dos alunos com relação às regras de conduta vivenciadas e suas contribuições para o seu desenvolvimento moral. Metodologia: Foram coletados e analisados os dados de 38 entrevistas semiestruturadas com alunos de 7 a 18 anos participantes de um projeto de extensão que oferece aulas de judô, e 12 entrevistas com responsáveis, todos com o devido consentimento seguindo as normas éticas de pesquisa. As perguntas eram abertas e procuraramlevantar quais regras de conduta lembravam e quais suas impressões/repercussões. Resultados: As principais regras e respectivas repercussões comentadas foram: a) manter o espaço de aula limpo e organizado- alguns alunos responderam que esta regra ensinou a importância de manter seu local de treino limpo e que passaram a ajudar na limpeza das suas casas, sendo está última melhoria também alegada pelos seus responsáveis; b) respeitar seus colegas e professoresafirmaram que aprenderam a ter respeito e a conviver de forma pacífica com as pessoas e segundo seus responsáveis os alunos melhoram o seu relacionamento com os familiares em casa; c) ajudar o colega em caso de dificuldade- responderem sobre a importância de ajudar o próximo; d) exigência em cumprir os horários- foram relatados pelos seus responsáveis que seus filhos passaram a ter mais responsabilidade, conseguindo organizar os horários das tarefas da escola com as do judô. Conclusão: As regras de conduta e convivência contribuíram no desenvolvimento moral das crianças e adolescentes, indicando ainda a compreensão da importância das regras, que, embora fruto de uma proposta heterônoma, acompanhada do diálogo constante, geraram respostas autônomas no e para além do judô.