Relação da Atividade Física Sobre Aspectos Cognitivos em Participantes de Unati: o Estado da Arte
Por Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes (Autor), Mariana Lacerda Arruda (Autor), Neméia de Oliveira Farias (Autor), Valdomiro de Oliveira (Autor), Gislaine Cristina Vagetti (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 4, 2020.
Resumo
Este estudo realizou uma revisão sistemática sobre a possível relação da atividade física (AF) em aspectos cognitivos em participantes da Universidade Aberta a Terceira idade (UNATI). A identificação dos artigos relevantes para esta revisão foi realizada por meio da busca sistematizada em (10) onze bases de dados eletrônicas e um Portal. Foram considerados os artigos publicados em português, inglês e espanhol. Utilizou-se descritores que caracterizam os componentes da AF e da Cognição, de acordo com o DECS/MESH e a palavra-chave Universidade Aberta a Terceira Idade (e suas siglas UNATI, U3A e PUAM) em inglês, português e espanhol. Foram encontrados 8879 títulos, e 11 artigos corresponderam aos critérios de inclusão e fizeram parte do estudo. Na literatura, os efeitos da atividade física na cognição não são unanimes, mas mostra-se como um preditor em alguns aspectos cognitivos, e que o programa de extensão UNATI é um excelente espaço de promoção da AF.