Resumo

Os objetivos do projeto consistem em propiciar às crianças a prática dessa modalidade, propondo um trabalho de iniciação e reconhecimento da Ginástica Artística (também conhecida como Ginástica Olímpica), bem como a Ginástica Rítmica por meio de atividades lúdicas e formativas, que visam estimular a criatividade e expressividade dos alunos, desenvolverem o senso de autonomia e enfatizar aspectos que tangem à cooperação e solidariedade, a importância do estudo e da atividade esportiva e recreativa na vida dessas crianças, socialização e integração. Além disso, serão realizadas nas aulas atividades que objetivam o desenvolvimento psicomotor das crianças e que exercitam as valências físicas características da modalidade, tais como força, flexibilidade, coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade, resistência muscular localizada, anaeróbia e aeróbia. Como objetivos gerais queremos mpliar o tempo de permanência do aluno na escola, por meio de ações sistematizadas de caráter educacional que promovam a melhoria do desenvolvimento e das aprendizagens dos alunos, o protagonismo dos alunos, o enriquecimento curricular, a melhoria do convívio. Potencializar o uso de todos os recursos e espaços disponíveis ampliando os ambientes de aprendizagem para alunos e professores. Oferecer aos alunos, a prática sistematizada e continuada da Ginástica como um dos elementos institucionalizados da cultura corporal de movimento e permitir a experimentação pedagógica no ensino de G.A., ocupando o tempo ocioso, tirando as das ruas, melhorando o desempenho escolar, mostrando aos alunos, que são pessoas capazes de agir e integrar com esportes diferenciados, formado assim cidadãos ativo e participativo.

Referências Bibliográficas

GAIO, Roberta. Ginástica rítmica desportiva “popular”: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996. Go TANI, MANOEL, Edison de Jesus, KOKUBUN, Eduardo, PROENÇA, José Elias. Educação física escolar. São Paulo: EPU Editora da Universidade de São Paulo, 1988. J ACKMAN, Joan. Os jovens ginastas. Portugal: Civilização Editora, 1995.

Acessar Arquivo