Resumo

INTRODUÇÃO: A prática de atividades físicas é fundamental para crianças, pois contribui para o desenvolvimento das mesmas e influencia na manutenção ou melhoria da condição cardiorrespiratória, promovendo a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é relacionar o Nível de Atividade Física (NAF) e a aptidão cardiorrespiratória de estudantes de duas escolas da rede pública. METODOLOGIA: Esta pesquisa é de caráter longitudinal com início em 2013 (baseline), seguida de uma intervenção de educação permanente à saúde, em 2014, com palestras de conscientização sobre atividade física e alimentação saudável. A coleta de dados ocorreu em 2015 (postintervention). Participaram da pesquisa 721 estudantes de escolas públicas da cidade de Campina Grande do Sul-PR, com 358 sujeitos na escola experimental (EE) e 363 na escola de controle (EC). Para verificar o Nível de Atividade Física (NAF) utilizou-se o Dia Típico de Atividade Física e Alimentação (DAFA). A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada com o teste de caminhada de seis minutos (TC6M). . Para a tabulação dos dados foi utilizado software SPSS 22.0. Os resultados foram obtidos com tabela de referência cruzada e Q², adotando nível de significância p< 0,05. RESULTADOS: na tabela 1 encontram-se os resultados referentes à frequência das zonas de risco (ZR) e de saúde (ZR) cruzadas com as variáveis de nível de atividade física, de acordo com os grupos. As variáveis que representam os níveis de atividade física, na Zona de Risco, apresentam maiores frequências em EE, exceto na variável NAFA. Já na Zona Saudável, a única variável que apresentou maior frequência em EE, foi a NAFMB. Todas as variáveis apresentaram correlação estatisticamente significativa, tanto em ZR quanto ZS. CONCLUSÃO: Em ambos os casos ficou evidente que o NAF, tem influência na aptidão cardiorrespiratória, mesmo na escola que não passou por intervenções de atividade física e promoção da saúde, porém outros fatores podem influenciar nessa relação, dando margem para averiguar as relações de outras variáveis ao longo da pesquisa.

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