Relação Entre a Aplicação dos Princípios do Pilates e o Nível de Prática
Por Josane Maria Rodrigues de Aquino (Autor), Suzielly Ciarlo Pereira (Autor), Emanuelle Francine Detogni Schmit (Autor), Ana Paula Schú de Souza (Autor), Cláudia Tarragô Candotti (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 267, 2020.
Resumo
O Método Pilates consiste em um repertório de exercícios fundamentado por seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Na prática do Pilates é importante que esses princípios sejam aplicados, tanto para a aprendizagem dos exercícios quanto para a aprendizagem da filosofia do Método. O objetivo desse estudo foi determinar a relação existente entre o estágio de aprendizagem dos princípios do Pilates na execução do exercício The Hundred e o nível de prática de praticantes de Pilates. Foram avaliados 40 participantes utilizando os instrumentos/cheklists MANIPilates e MAAPPilates. Estes instrumentos permitem, a partir da observação da execução de exercícios, registrar em uma planilha de pontuação, o nível de prática e o nível (estágio) de aprendizagem dos princípios do Pilates, respectivamente. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de correlação Tau de Kendall (α=0,05). A maioria dos participantes apresentou nível de prática intermediário e estágio autônomo de aprendizado, com correlações variando de muito alta a moderada entre o nível de prática e cada um dos seis princípios do Método. A capacidade de aplicar os princípios do Método durante a execução do exercício The Hundred pode indicar o nível de prática do praticante, pois quanto maior a aprendizagem dos princípios, maior é o nível de prática do praticante de Pilates.
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