Resumo
Uma área de conhecimento pode se estabelecer por meio de estudos, disseminação deste conhecimento e sua legitimação na sociedade. A legitimidade do que se diz e/ou escreve, na contemporaneidade, se estabelece a partir de títulos, sociais e acadêmicos, permitindo sua inculcação nos indivíduos, principalmente, nos campos acadêmicos. No Brasil a educação física ainda é um saber novo se comparado a outras epistemes, vide a lei que a regula ser do ano de 1998, que, no entanto, tem crescido a cada ano. Conhecendo como tem crescido esta área e os resultados produzidos podem incitar e promover ainda mais estudos sobre a educação física, além de apresentá-la como uma oportunidade de qualidade para inserir-se na sociedade. A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar a relação entre a criação de um programa de pós graduação stricto sensu e o aumento mestres e doutores. Utilizou-se como estudo de caso o programa de pós graduação stricto sensu em educação física (PPGEDF) da Universidade Federal do Paraná, mais antigo do estado. Foram investigados os docentes pertencentes ao quadro efetivo do departamento de educação física e destes analisado o currículo lattes de todos, identificando em que ano obtiveram o diploma de graduação, mestrado e doutorado. Por meio de pesquisa bibliográfica na página da UFPR foi buscado informações de quando o programa foi criado e as legislações de proventos do quadro de magistério superior da União. A pesquisa foi realizada no ano de 2016 tendo como base o constante do quadro efetivo dicente referente ao ano de 2015 e legislações correlatas. Como resultados identificamos 40 professores (35 - DEF, 15 deles PPGEDF e 5 professores externos pertencetes somente ao PPGEDF). O PPGEDF da UFPR foi criado em 2003, passando a vigir em 2004. Dos professores que incluíram no quadro docente antes da criação do PPGEDF havia 1 graduado, 10 especialistas, 10 mestres e 2 doutores, e após a criação: 1 especialista, 5 mestres e 11 doutores. No ano de 2015 haviam apenas 3 professores sem doutorado, não pertencentes ao PPGEDF. De 2003 para 2004 o doutor teve um aumento de 35,2% no salário; de 2006 para 2007 - 29%; e de 2007 para 2015 - 91,6%. Foram formados 268 mestres e 49 doutores. A criação de um programa de mestrado e doutorado influenciou no aumento de diplomados stricto sensu, provocou o próprio quadro docente a diplomarem-se, além de termos estabelecido uma relação com o aumento do salário do quadro dicente do magistério superior. Pesquisas sobre a produção científica na área da educação física podem complementar o presente estudo.