Relação Entre a Força dos Músculos Extensores e Flexores de Joelho e o Desempenho de Saltos em Jogadores de Voleibol: Uma Revisão
Por Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga (Autor), Pedro Schons (Autor), Gabriela Fischer (Autor), Rodrigo Gomes da Rosa (Autor), Guilherme Berriel (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Os testes de salto vertical são amplamente utilizados nos esportes para identificar parâmetros como a produção de potência nos membros inferiores. Em adição, a dinamometria isocinética é frequentemente realizada para verificar pico de torque, déficit contralateral e razão convencional de torque entre os músculos quadríceps e isquiotibias podendo revelar a existência de desequilíbrios musculares. Estes parâmetros podem estar relacionados com o desempenho de saltos em jogadores de voleibol. Portanto, o objetivo da presente revisão de literatura foi reunir estudos que analisaram as correlações entre o desempenho de saltos vertical com a capacidade de geração de força em teste de dinamometria isocinética de joelho em jogadores de voleibol, além de estabelecer se os desequilíbrios musculares da articulação do joelho interferem no desempenho dos saltos.