Resumo

Práticas alimentares adequadas associadas a níveis recomendados de atividade física são fatores do estilo de vida associados a prevenção das doenças crônica não transmissíveis e que podem ser mensurados e acompanhados por diversos instrumentos já relatados na literatura.

Objetivo: Avaliar a relação entre a prática de atividade física e os marcadores de consumo alimentar em pacientes de uma clínica escola de nutrição.

Métodos: O presente trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa de campo por meio de dados primários obtidos de 19 prontuários de anamneses de pacientes que frequentaram o atendimento nutricional de uma clínica escola localizada na zona sul na da cidade de São Paulo/SP de fevereiro a junho de 2023. A pesquisa foi aprovada segundo protocolo da Plataforma Brasil. Foi avaliada a idade, sexo e o motivo da consulta. O nível de atividade física foi avaliado pela classificação do Institute of Medicine (2002/2005) e o consumo alimentar pelo protocolo do Guia alimentar classificando a alimentação do dia anterior em saudável ou não saudável. Os dados foram tabulados e avaliados por meio do Microsoft Excel®️.

Resultados: Participaram da pesquisa 19 pessoas com idade média de 40,9 ± 12,1 anos, sendo 89,5% (n=17) de mulheres. Entre os principais motivos da consulta, 36,8% (n=7) relataram procurar o atendimento por saúde e qualidade de vida, 21,1% (n=4) para aumento de massa magra, 21,1% (n=4) para perda de peso ou gordura corporal, 10,5% (n=2) para tratamento de esteatose hepática e 10,5% (n=2) para tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Um pouco mais que a metade (52,6%, n=10) relataram praticar algum tipo de atividade física, sendo que destes apenas 40% (n=4) foram classificados como ativos ou muito ativos e 60% (n=6) como pouco ativos. Observou-se, segundo tabela 1, a relação entre os marcadores de alimentação saudável e não saudável segundo a prática de atividade física.