Relação entre a qualidade do sono e saúde mental de estudantes universitários durante o distanciamento social da COVID-19
Por Aline Santana Bomfim (Autor), Isaac Costa Santos (Autor), Matheus França Ramos Dos Santos (Autor), Iane De Paiva Novais (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
As medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia da COVID-19 resultaram em impactos negativos na qualidade do sono e no aumento dos transtornos mentais e manifestações emocionais adversas, especialmente em mulheres estudantes e jovens. Objetivo: Verificar a relação entre a qualidade do sono e os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitárias do sexo feminino durante o distanciamento social da COVID-19. Métodos: Participaram do estudo 53 universitárias de uma instituição pública da região sudoeste da Bahia, média de 26,3 anos (±4,3). Para avaliar a qualidade do sono foi utilizado o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP-BR) e a saúde mental foi avaliada pela Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS-21), aplicados através de formulário online. Os dados são apresentados em média e desvio padrão e a normalidade avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Para verificar a possível relação entre a qualidade do sono (variável dependente) e os níveis de depressão, ansiedade e estresse (variáveis independentes) utilizou-se a análise linear de regressão simples. Foi adotado nível de significância de 5% e utilizado o software SPSS (SPSS, Inc.). Resultados: A qualidade do sono foi classificada como ruim na maioria das universitárias (51,0%). Houve correlação positiva estatisticamente significante entre os resultados do IQSP-BR e os estados emocionais de depressão (r=0,461; p=0,001; R2=0,21), ansiedade (r=0,622; p=0,000; R2=0,38) e estresse (r=0,562; p=0,000; R2=0,31). Além disso, a análise de regressou apontou que a qualidade do sono prediz 21% dos sintomas depressivos, 38% dos sintomas de ansiedade e 31% do estresse. Conclusão: Durante o distanciamento social da COVID-19 as estudantes universitárias apresentaram distúrbios do sono e quanto pior a qualidade do sono, mais altos foram os escores de depressão, ansiedade e estresse. Esses dados indicam a importância dos profissionais de saúde, especialmente da Educação Física, no monitoramento e intervenção na qualidade do sono de estudantes universitárias, promovendo exercícios regulares e técnicas de relaxamento que possam mitigar os efeitos negativos do distanciamento social na saúde mental e no sono.