Relação Entre a Quantidade de Prática Acumulada Ao Longo do Processo de Formação e o Desempenho Tático de Jovens Futebolistas Amazonenses
Por Israel Adinon (Autor), Leonardo Gentil - (Autor), Srael Teoldo da Costa (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), João Claudio Machado (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
O presente estudo procurou analisar a relação entre o nível de desempenho tático e a quantidade de horas acumuladas em diferentes tipos de prática ao longo do processo de formação de jovens futebolistas amazonenses. Participaram do estudo 21 futebolistas amazonenses (16,1±1,77 anos) e todos procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. Os futebolistas responderam um questionário sobre o histórico do jogador na tentativa de identificar o tempo de engajamento em diferentes tipos de prática: prática deliberada, jogo deliberado e competição. O desempenho tático foi avaliado através do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). O teste foi realizado em um campo com 36m de largura e 27m de comprimento, onde duas equipes formadas por três jogadores e um goleiro participaram de um jogo de quatro minutos. As análises das ações táticas ocorreram por meio do Software Soccer Analyser® . O Índice de Performance Tática Ofensivo (IPTO), Índice de Performance Tática Defensivo (IPTD), Índice de Performance Tática do Jogo (IPTJ) e a Eficiência Tática (EF) foram calculados. Utilizou-se uma Correlação de Spearman para verificar as associações entre os Índices de Performance (IPTO, IPTD e IPT) e a Eficiência Tática dos jogadores e o tempo de engajamento nos diferentes tipos de prática. O nível de significância foi de 5% (p<0,05) e o tratamento estatístico foi realizado no programa SPSS 20.0. Foi possível constatar correlações fracas entre o IPTO (r=0,315), IPTD (r=0,228), IPTJ (r=0,340) e EF (r=0,262) e o total de horas acumuladas em competições.