Relação Entre as Competências de Diagnóstico de Erros das Habilidades Técnicas e a Prescrição Pedagógica no Voleibol
Por António Fernando Boleto Rosado (Autor), Luís Virtuoso (Autor), Isabel Mesquita (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 2, 2004. Da página 151 a 158
Resumo
O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avalia ção das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagnóstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas. UNITERMOS: Diagnóstico; Prescrição; Análise de habilidades técnicas; Voleibol.