Resumo

Os objetivos deste estudo, de natureza descritiva e quantitativa, foram caracterizar a carga de treinamento de atletas infantis da ginástica artística feminina de 11 e 12 anos de idade; descrever a carga de treinamento ao longo da preparação para o principal campeonato e verificar a correlação entre métricas de carga externa e interna de treinamento para o grupo. Participaram do estudo sete ginastas de um clube do estado do Rio de Janeiro. Foram monitorados três microciclos da fase competitiva e dois da fase pós competitiva. A carga interna de treinamento foi acessada diariamente pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão. A carga externa de treinamento foi representada pelo quantitativo de elementos executados nas sessões de treino registrados por filmagem e posteriormente tabulados os que compõem o programa competitivo. A carga interna de treinamento apresentou variação média e desvio padrão de 363±80 UA a 630±152 UA nos 5 microciclos (p < 0,005), sendo que M4 demonstrou reduções significativas em comparação a M1, 267 UA ( p= 0,016) e M3, 212 UA (p = 0,030); os valores médios de monotonia se mostraram acima de 2 UA em 4 dos 5 microciclos (M4 = 1,57±0,53). A carga externa de treinamento foi analisada em 5 dimensões (solo, trave, salto, paralelas assimétrica e volume total de elementos). Foram apresentadas reduções significativas no M4 e M3 na trave (348 E, p = 0,02) e no salto (47 E, p = 0,03). O volume total de elementos apresentou variação média e DP de 481±89 a 1200±316 e demonstrou reduções significativas em comparação de M4 a M1 (719 E, p = 0,03) e M2 (687 E, p = 0,04). As correlações entre métricas de carga externa de treinamento e carga interna de treinamento se mostraram significativa positiva e de “fraca” força entre volume de elementos e a percepção subjetiva do esforço (rho = 0,37, p = 0,030), e de “moderada” força (rho = 0,458, p = 0,006) entre tempo da sessão de treino e percepção subjetiva do esforço. Concluiu-se que as atletas infantis da ginástica artística feminina são expostas a altas cargas de treinamento, com pouca variabilidade e que as respostas a elas se fazem de forma individualizada, devido ao processo de aquisição de habilidades da modalidade e por características psicofisiológicas. Os métodos utilizados se mostraram eficazes no monitoramento da carga de treinamento na ginástica artística feminina, desde que observados os fatores que podem influenciar os resultados.

O trabalho não possui divulgação autorizada
 

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