Relação entre componentes da aptidão física relacionada à saúde e o desempenho acadêmico em matemática de crianças e adolescentes
Por Douglas Eduardo Ferreira Maia (Autor), João Vitor De Araújo Silva (Autor), José Victor Washington Gomes Da Silva (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
Aptidão física relacionada à saúde (APFRS) diz respeito às capacidades físicas que estão intimamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas, incluindo aptidão cardiorrespiratória, força muscular e composição corporal. Diversas evidências têm comprovado uma inter-relação entre APFRS e desempenho acadêmico. OBJETIVO: Verificar a relação entre os níveis de componentes da aptidão física relacionada à saúde e desempenho acadêmico em matemática e em crianças e adolescentes. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A amostra foi composta por 798 crianças (5 a 15 anos) de doze escolas públicas de Lagoa do Carro - PE. Os dados de desempenho acadêmico foram obtidos do resultado do SAEPE, fornecida pela Secretaria de Educação. A aptidão física relacionada à saúde foi avaliada em três componentes: aptidão cardiorrespiratória, força muscular e IMC. A relação entre aptidão física relacionada à saúde e o desempenho acadêmico foi avaliada através de uma correlação de Spearman, considerando um p<0,05. RESULTADOS: Foram observadas correlações inversas entre o desempenho acadêmico em matemática e a aptidão cardiorrespiratória (rho = -0,176; p< 0,001), IMC (rho = -0,210; p< 0,001), e força muscular (rho = -0,403; p<0,001). DISCUSSÃO: Embora as escolas venham sendo pressionadas para aumentar o tempo destinado a disciplinas centrais de linguagem e matemática, consequentemente diminuindo o tempo de conteúdos, como educação física, essa estratégia pode ser inadequada, uma vez que o desempenho motor está positivamente associado ao desempenho acadêmico. CONCLUSÃO: Nossos resultados permitem concluir a existência de uma relação inversa entre os níveis de componentes da APFRS e o desempenho acadêmico em matemática. Estratégias de promoção à saúde, especialmente ligadas à alimentação saudável e estilo de vida ativo, merecem ser investigadas para implementação de ações que visem a melhoria do desempenho acadêmico em crianças e adolescentes.