Relação Entre Coordenação Motora e Nível Cognitivo em Crianças de Escolas Públicas de Belo Horizonte
Por M. M. Barbacena (Autor), D. L. Ferreira (Autor), R. S. Lima (Autor), L. C. Magalhães (Autor), A. M. V. N. Van Petten (Autor).
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre o nível cognitivo e a coordenação motora de 411 crianças com 7 a 10 anos de idade das escolas públicas de Belo Horizonte. Foram utilizados o teste de coordenação motora Movement Assessment Battery for Children (MABC-II), o questionário de detecção de problemas de coordenação motora Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil) e o teste cognitivo Matrizes Progressivas de Raven. As correlações entre a coordenação motora MABC-II (r=0,162, p=0,001) e o DCDQBrasil dos Pais (r=0,136; p=0,006) e DCDQBrasil de Professores (r=0,140, p=0,005) foram significativas de baixa intensidade. A ANOVA identificou diferença no nível cognitivo entre crianças com e sem déficit motor (f=6,26; p=002). Não houve diferença no nível cognitivo de crianças com e sem sinais de déficit motor, quando pontuado pelos pais, entretanto, quando pontuados pelos professores essa diferença foi significativa (t=2,113; p=0,035).