Relação Entre Desempenho Motor, Acadêmico e Cognitivo e o Esporte Educacional: Uma Proposta de Aplicação
Por João Guilherme Cren Chiminazzo (Autor), Luiz Marcelo Ribeiro da Luz (Autor), Tiago Bernardes de Jesus (Autor).
Parte de Estudos em Psicologia do Esporte . páginas 72 - 85
Resumo
INTRODUÇÃO
Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, o campo de atuação da Educação Física é vasto e abrange. Dentre seus objetivos, tem como objeto de estudo e aplicação o movimento humano, podendo ser nas modalidades de exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Esta aplicação se dá em diferentes cenários e aqui consideraremos a educação não formal, que tem como espaço de caracterização Organizações Não Governamentais (ONGs) e projetos sociais. As ONGs invariavelmente desenvolvem seu trabalho por meio de projetos sociais, onde atuam e promovem ações dentro do terceiro setor. Segundo Madeira e Biancardi (2003), ao lado do Estado e do setor privado, o terceiro setor é um sustentáculo da sociedade moderna”, caracterizando-se também como um conjunto das organizações constituídas por agentes privados, mas com finalidade de produzir bens e serviços públicos.