Relação Entre Estado Nutricional e Conhecimento Sobre Alimentação Adequada e Saudável de Escolares
Por Josiane de Sá Brognolli (Autor), Luciane Bisognin Ceretta (Autor), Jacks Soratto (Autor), Cristiane Damiani Tomasi (Autor), Rita Suselaine Vieira Ribeiro (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 10, n 2, 2018. Da página 1 a 13
Resumo
OBJETIVO: Relacionar estado nutricional e conhecimento sobre alimentação adequada e saudável de escolares.
MÉTODOS: Pesquisa descritiva com coleta de dados primários, de temporalidade transversal e abordagem quantitativa. Participaram do estudo, 57 escolares com idade entre 6 e 12 anos completos, matriculados no ensino fundamental I (compreendendo 1º ao 5º ano) de uma escola estadual de educação básica no município de Criciúma. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos e instrumentos: para avaliação do estado nutricional foram utilizadas as medidas antropométricas; o consumo alimentar foi avaliado através do preenchimento do formulário de marcadores do consumo alimentar; o conhecimento referente à alimentação adequada e saudável foi obtido através de questionário elaborado pelos autores baseado no Guia alimentar para a população brasileira. A análise de dados foi realizada utilizando o software estatístico SPSS, versão 23.0.
RESULTADOS: Participaram do estudo 29 escolares (50,9%) do sexo feminino e 28 (49,1%) do sexo masculino. Ao avaliar o estado nutricional das crianças, observou-se um percentual de 68,4% de eutrofia, com maior percentual de obesidade no sexo masculino (21,4%). Ao correlacionar estado nutricional e conhecimento sobre alimentação adequada e saudável houve significância estatística quanto aos alimentos processados e ultraprocessados, sendo maior o percentual de escolares com estado nutricional adequado que não conhecem esses tipos de alimento.
CONCLUSÕES: Apesar de consumir alimentos que são base de alimentação adequada e saudável, como frutas, legumes e verduras, os escolares apresentam alto consumo de alimentos industrializados, o que contribui para o excesso de peso encontrado na população estudada. Não foi possível estabelecer relação entre conhecimento sobre alimentação saudável e estado nutricional.