Resumo

OBJETIVO: Relacionar estado nutricional e conhecimento sobre alimentação adequada e saudável de escolares.

MÉTODOS: Pesquisa descritiva com coleta de dados primários, de temporalidade transversal e abordagem quantitativa. Participaram do estudo, 57 escolares com idade entre 6 e 12 anos completos, matriculados no ensino fundamental I (compreendendo 1º ao 5º ano) de uma escola estadual de educação básica no município de Criciúma. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos e instrumentos: para avaliação do estado nutricional foram utilizadas as medidas antropométricas; o consumo alimentar foi avaliado através do preenchimento do formulário de marcadores do consumo alimentar; o conhecimento referente à alimentação adequada e saudável foi obtido através de questionário elaborado pelos autores baseado no Guia alimentar para a população brasileira. A análise de dados foi realizada utilizando o software estatístico SPSS, versão 23.0.

RESULTADOS: Participaram do estudo 29 escolares (50,9%) do sexo feminino e 28 (49,1%) do sexo masculino. Ao avaliar o estado nutricional das crianças, observou-se um percentual de 68,4% de eutrofia, com maior percentual de obesidade no sexo masculino (21,4%). Ao correlacionar estado nutricional e conhecimento sobre alimentação adequada e saudável houve significância estatística quanto aos alimentos processados e ultraprocessados, sendo maior o percentual de escolares com estado nutricional adequado que não conhecem esses tipos de alimento.

CONCLUSÕES: Apesar de consumir alimentos que são base de alimentação adequada e saudável, como frutas, legumes e verduras, os escolares apresentam alto consumo de alimentos industrializados, o que contribui para o excesso de peso encontrado na população estudada. Não foi possível estabelecer relação entre conhecimento sobre alimentação saudável e estado nutricional.

Acessar