Resumo

O presente estudo pretendeu analisar as expectativas e a auto perceção de treinadores de jovens sobre o objetivo, forma e direção da instrução emitida em competição. Foram apli-cados, em oito competições dos campeonatos nacionais de Portugal, o Questionário sobre as Expectativas da Instrução e Comportamento dos Atletas em Competição e o Questio-nário sobre a Auto Perceção da Instrução e Perceção do Comportamento dos Atletas em Competição. Participaram neste estudo quatro treinadores de futebol jovem, cujas equipas competiam no campeonato nacional — juniores A (17-18 anos) e B (15-16 anos). O trata-mento estatístico foi feito através da análise descritiva e, tendo em conta o teste de norma-lidade, as correlações foram verificadas através dos coeficientes de correlação de Pearsone Spearman. Verificámos que os treinadores tinham expectativas e a perceção de emitirem instruções com um objetivo afetivo e avaliativo positivo, sob a forma auditiva-visual. Além disso, esperavam emitir mais instrução à equipa, enquanto que, ao nível da perceção, con-sideraram ter emitido mais instrução ao atleta. Registámos correlações positivas entre as expectativas e perceção nas categorias instrução, avaliativa positiva, descritiva, prescriti-va e afetividade negativa. Concluímos que existia pouca congruência entre as expectativas e a perceção do treinador relativamente à instrução emitida durante a competição

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