Relação Entre Formação Inicial e Ação Docente: o Desafio Político da Educação Física Escolar no Centro do Debate
Por Ivan Carlos Bagnara (Autor), Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 3, 2019.
Resumo
Com o objetivo de compreender como a formação inicial (FI) problematizou os temas relacionados à responsabilidade da escola e da educação física escolar (EFE), desenvolvemos uma pesquisa-ação com dois professores de educação física (EF). Os resultados indicam haver certa orfandade política acerca do sentido da escola e da EFE, muito em conta pela superficial compreensão sobre o tema propiciada pela FI. E na política, não tendo vácuo, a ausência de entendimento dos preceitos republicanos e do lugar da escola numa sociedade republicana deixa margem para outras proposições. Assim, para constituir essa tradição, é preciso enfrentar em toda e qualquer oportunidade o desafio político da EFE, para que, se esse for o desejo, seja possível avançar na instituição de sentidos republicanos para a escola e para a EFE.