Relação Entre Hábitos Alimentares e índice de Massa Corporal em Escolares de Instituições Públicas do Nordeste Brasileiro
Por Irineu de Sousa Júnior (Autor), Nanci Maria de França (Autor), Glauber Castelo Branco Silva (Autor), Cyntia Meneses de Sá Sousa (Autor), Enivaldo Pereira dos Santos (Autor).
Resumo
A saúde geral dos indivíduos está ligada aos hábitos alimentares. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar a associação entre os hábitos alimentares e o índice de massa corporal (IMC) entre escolares da cidade de Floriano, Piauí, Brasil. Trata-se de um estudo observacional com delineamento de corte transversal. A população incluiu adolescentes entre 14 e 19 anos. Realizou-se análise descritiva, análise univariada e bivariada (nível de significância de p<0,05). O índice de confiança considerado foi de 95%. Os principais resultados demonstram um baixo número de escolares (7%) que apresentam excesso de peso. Portanto, o controle do peso corporal, em virtude sua importância para a promoção da saúde, deve ser estimulado desde a idade escolar.