Relação Entre a Importância do Conhecimento do Momento de Hidratrar-se e a Escolha da Solução Líquida Utilizada na Hidratação de Nadadores
Por Marcel Virgolino Silva Malta (Autor), Lucas Fávaro Dias (Autor), Rhafael Barbosa Almendanha (Autor), Sandro Fernandes da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Analisar a solução líquida escolhida e utilizada para a hidratação, e a importância do conhecimento do momento de hidratar-se.
Métodos e Resultados:
Foram entrevistados 114 atletas de natação filiados a Federação Aquática Mineira do sexo masculino e feminino com idade média de 16,62 ± 2,81. O procedimento utilizado foi do tipo exploratório, através de uma pesquisa descritiva utilizando um questionário auto – administrado contendo 18 perguntas objetivas, no qual foram analisadas apenas as questões 6 e 7. Observando assim os dados obtidos podemos salientar que, 72,56% se hidratam antes da sensação de sede, 19,46% dos avaliados tem costume de se hidratar somente depois de sentir sede e 7,96% quando se sente muita sede. Com relação à solução liquida que os atletas escolhem para hidratar-se, 86,84% utilizam água como meio de hidratação, 59,64% usam isotônicos, 47,36% bebem sucos naturais, 14,03% optam por refrescos, 9,64% usam coca-cola, 4,38% café, 0,88% cerveja e 2,63% preferem outras soluções.
Conclusão:
Ao analisar os resultados obtidos veremos que, a maioria da amostra tem conhecimento correto do momento de hidratar-se, e escolhem corretamente as soluções para essa hidratação, todavia alguns ainda não têm o conhecimento adequado para a escolha, tanto que alguns bebem café e cerveja, e o momento de sua hidratação.