Relação Entre Indicadores Antropométricos, Aptidão Cardiorrespiratória e Perfil Hematológico de Adolescentes no Sul do Brasil
Por Juliana Hauth (Autor), Cézane Priscila Reuter (Autor), Letícia de Borba Schneiders (Autor), Ana Paula Sehn (Autor), Caio Fernando de Oliveira (Autor), Jane Dagmar Pollo Renner (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 28, n 2, 2020.
Resumo
Resumo
Introdução: A obesidade pode influenciar no baixo desempenho da aptidão cardiorrespiratória (APCR), bem como colaborar com alterações nos níveis de indicadores hematológicos. Objetivo: Verificar se existe associação entre indicadores antropométricos, APCR e perfil hematológico de adolescentes no sul do Brasil. Método: Estudo transversal, em que foram avaliados 1698 adolescentes (742 do sexo masculino) com idade entre 10 e 17 anos, de escolas da rede pública e particular de Santa Cruz do Sul-RS. A avaliação antropométrica foi realizada, utilizando-se os seguintes parâmetros: IMC e circunferência da cintura (CC). Para o teste de APCR, foi utilizado o teste de corrida/caminha dos 6 minutos. Para reconhecimento do perfil hematológico, foram avaliados os seguintes parâmetros: leucócitos (WBC), eritrócitos (RBC), hemoglobina (HBC), hematócrito (HCT) e amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos (RDW). A associação entre as variáveis contínuas foi testada por meio da correlação de Pearson. Foram considerados significativos os valores de p<0,05. Resultados: Nos meninos, identificou-se relação fraca entre IMC com RBC (r=0,293; p<0,001) e com HCT (r=0,271; p<0,001). A CC também demonstrou associação fraca com estas duas variáveis hematológicas (RBC: r=0,311; p<0,001; HCT: r=0,291; p<0,001). Os níveis de APCR estiveram associados, também de forma fraca e direta, com HBC (r=0,224; p<0,001) e HCT (r=0,258; p<0,001). Para o sexo feminino, os níveis de WBC associaram-se, de forma fraca, com IMC (r=0,208; p<0,001) e com CC (r=0,185; <0,001). Conclusão: Os resultados obtidos no presente estudo evidenciam relação positiva entre o perfil hematológico dos adolescentes com as variáveis antropométricas e APCR, principalmente em adolescentes do sexo masculino.