Relação Entre índice de Massa Corporal, Indicadores Autonômicos da Freqüência Cardíaca e Níveis de Pressão Arterial em Crianças
Por Kleiner Márcio de Andrade Nemezio (Autor), Ralmony de Alcantara Santos (Autor), Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi (Autor), Flávio de Oliveira Pires (Autor), Adriano Eduardo Lima da Silva (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 3, 2011.
Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar se excesso de peso e hipertensão em crianças, estariam relacionados com alterações na regulação autonômica cardíaca (RAC). Participaram do estudo vinte crianças do sexo masculino (11,8 ± 0,9 anos), dez com sobrepeso e dez com peso adequado. Após medir a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em repouso, foram aferidas a pressão arterial sistólica (PAS) e a diastólica (PAD). Os resultados indicam que crianças com sobrepeso apresentam valores elevados de PAS (117,0 ± 11,6 vs 101,0 ± 8,8 mmHg) e PAD (70,0 ± 4,7 vs 61,0 ± 5,7) quando comparadas ao grupo eutrófico, porém A VFC foi similar entre os grupos, indicando aparente normalidade na RAC. Houve correlação entre a PAD e o componente espectral de baixa frequência (LF), indicador de atividade simpática (r = 0,611). Em conclusão, o sobrepeso parece não afetar a RAC nesta faixa etária, mas pode contribuir para a elevação na pressão arterial (PA).ação na pressão arterial (PA).