Resumo

A capacidade de desenvolvimento motora na infância refere-se em aprimorar habilidades básicas, como andar, correr, pular e lançar, e ao longo do crescimento torna-las mais complexas interligando-as a aptidão físicas (Gallahue & Ozmun,2012). Todos esses componentes também estão em constante desenvolvimento e são muito influenciados por fenótipo e genética (Faigenbaum & Myer.2010). Estudos mostram que crianças com melhor aptidão física são futuros adultos com menos probabilidades de doenças crônicas, diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares (Ortega et al 2008). Será que variáveis antropométricas como peso, altura e envergadura, influenciam nos testes físicos de salto horizontal, salto triplo unilateral, e A-20 test em escolares da cidade de Santos?

Objetivo: Analisar a influência das medidas antropométricas no desempenho de testes físicos realizados em crianças da rede pública de ensino.

Metodologia: O estudo foi conduzido com 45 estudantes com idades entre 7 e 15 anos da Legião da Boa Vontade da cidade de Santos. Os dados foram coletados na quadra poliesportiva da Universidade Metropolitana de Santos. Os testes foram realizados após aquecimento geral, e foram eles: salto horizontal, salto triplo unilateral e o A-20 agility test. Os saltos horizontais bilateral e unilateral buscaram atingir o ponto mais distante possível na fita métrica estendida ao longo da pista, sendo registrada a marca no ponto de contato com o solo mais próximo da linha de partida, normalmente o calcanhar. Para o teste de agilidade, foram utilizados cones para demarcar as distâncias. Para análises estatísticas dos dados, foi utilizado o programa JASP. Após a confirmação de normalidade dos dados utilizando-se o teste de Shapiro-Wilk, foram realizados testes de correlação de Spearman.

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