Relação entre medidas antropométricas e desempenhos em testes físicos com praticantes de voleibol
Por Lucca Fazan (Autor), Krom Guedes (Autor), Lucas Maceratesi Enjiu (Autor), Rodrigo Pereira Da Silva (Autor), Kimberly Gonçalves Alegro (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A capacidade de desenvolvimento motora na infância refere-se em aprimorar habilidades básicas, como andar, correr, pular, e ao longo do crescimento torna-las mais complexas. (Gallahue & Ozmun,2012). Todos esses componentes também estão em constante desenvolvimento e são muito influenciados por fenótipo e genética. (Faigenbaum & Myer.2010). Vários pesquisadores têm aplicado a cineantropometria como uma técnica relevante no processo de identificação de talentos (MATSUDO, 1996). No contexto da pratica do voleibol, as variáveis antropométricas, como altura, comprimento dos membros inferiores e superiores possuem relação direta com testes de salto?
Objetivo: Avaliar a relação entre variáveis antropométricas de jogadoras de vôlei e seus resultados em testes de salto.
Metodologia: O estudo foi conduzido com 14 atletas de voleibol, com idades entre 14 e 18 anos. Os dados foram coletados na quadra poliesportiva do clube AFC (Associação dos Funcionários da Cosipa). Os testes foram realizados antes do treino, e foram eles: salto horizontal e salto vertical. Para ambos os saltos utilizaram contra movimento. Para o salto vertical, foi utilizado giz para fazer as marcações na parede, uma da envergadura e a outra do alcance do salto. Nenhuma das participantes tinham familiarização com os testes, sendo realizados três tentativas.