Relação Entre Nível de Atividade Física e Realização de Atividades Instrumentais em Frequentadores de Centro Dia Geriátrico
Por Jessica Rodrigies Pereira (Autor), Camila Vieira Ligo Teixeira (Autor), Danilla Icassatti Corazza (Autor), Thays Martins Vital (Autor), Salma Stéphany Soleman Hernandez (Autor), Florindo Stella (Autor).
Em Conexões v. 10, n 3, 2012. Da página 20 a 31
Resumo
Analisar a associação entre nível de atividade física e a realização de atividades instrumentais de idosos frequentadores de Centro-Dia Geriátrico. Métodos: Estudo de delineamento transversal, com amostra constituída por 31 idosos frequentadores de Centro-Dia Geriátrico. Foram utilizados o Questionário de Baeck Modificado para Idosos (QBMI) e o Questionário de Atividades Instrumentais de Pfeffer (Pfeffer), para avaliar o nível de atividade física e realização de atividades instrumentais, respectivamente. E para caracterização da amostra, foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e Correlação de Spearman. Resultados: A análise mostrou correlação moderada e negativa entre o QBMI e o Pfeffer (r=-0,04), podendo essa relação ser extrapolada para quanto maior o nível de atividade física, maior a independência na realização de atividades instrumentais. Conclusões: O nível de atividade física tem relação com a realização de atividades instrumentais. Assim, o incentivo à prática de atividade física é de extrema importância para a população idosa, para que a mesma se mantenha independente.