Relação entre Nível de Atividade Física, Satisfação e Percepção da Imagem Corporal e Medidas Antropométricas em Escolares Adolescentes
Por Fernando Paes De Pontes (Autor), Gleidson Gomes De Souza (Autor), Adriano Fortes Maia (Autor), Laís Pessanha Leal (Autor), Thaiz Scheidegger De Souza (Autor), Luciane Pinheiro Da Silva (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Durante a adolescência, os comportamentos de risco aumentam a possibilidade de doenças não transmissíveis e situações psicológicas que afetam a saúde global dos jovens. Comportamentos de risco, como o tempo sedentário, estão fortemente associados com insatisfação corporal, obesidade e distúrbios alimentares entre adolescentes. Objetivo: investigar a relação entre o nível de atividade física (AF), medidas antropométricas, práticas de saúde e alimentares e a satisfação e percepção da imagem corporal em adolescentes escolares. Metodologia: a amostra foi composta por 122 escolares (M 56 e F 66) de 13 a 17 anos da rede pública estadual, em Vila Velha-ES. Foram coletadas medidas antropométricas e de percepção da imagem corporal (IMP) e aplicados questionários sobre condição socioeconômica (ABEP), nível de AF (IPAQ), satisfação corporal (Kakeshita), consumo de suplementos (Ceschini) e mudanças corporais (BCQ). Utilizou-se estatística descritiva e análise de variância para identificar diferenças entre as médias dos grupos e efeitos nas variáveis. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética-UFES (76424923.4.0000.5542). Resultados: os resultados apresentados na Tabela 1 mostram diferenças significativas nas médias de variáveis antropométricas entre adolescentes de diferentes sexos.