Relação Entre o Nível de Condicionamento Cardiorrespiratório e Aspectos Relacionados à Qualidade de Vida em Estudantes Universitários
Por Marcos Tadeu Siervuli Ferreira (Autor), Norma Rosa Laert (Autor), Francisco de Assis Manoel (Autor), Gustavo Puggina Rogatto (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O presente estudo teve como objetivo identificar a relação entre o nível de condicionamento cardiorrespiratório e aspectos relacionados à qualidade de vida em estudantes universitários.
Métodos e resultados:
A amostra foi composta por 20 indivíduos adultos jovens (20,9±1,5 anos) do sexo masculinho, graduandos de um curso de Educação Física. Os voluntários foram submetidos à avaliação do condicionamento cardiorrespiratório por meio da aplicação do teste de 12 minutos realizado em uma pista de atletismo. Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o questionário SF-36 que é composto por oito aspectos relacionados à qualidade de vida, quais sejam: capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitação por aspectos sociais e saúde mental. Os resultados de consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) foram correlacionados a cada um dos oito aspectos da qualidade de vida por meio do teste de correlação de Pearson, com p<0,05. Os resultados indicam que não houve correlação significativa entre o nível de condicionamento cardiorrespiratório (VO2máx.) e todos os domínios que compõem o SF-36 (capacidade funcional: r = 0,24; limitação por aspectos físicos: r = 0,41; dor: r= 0,05; estado geral da saúde: r = 0,13; vitalidade: r = 0,01; aspectos sociais: r = -0,27; limitação por aspectos sociais: r = -0,31 e saúde mental: r = -0,30).
Conclusão:
O condicionamento cardiorrespiratório de estudantes de Educação Física não apresentou relação com diferentes domínios que compõem a qualidade de vida.