Relação Entre o Padrão de Comportamento Sedentário e o Estilo de Vida em Professores Estaduais
Por Leandro Dragueta Delfino (Autor), William Rodrigues Tebar (Autor), Fernanda Caroline Staquecini Gil (Autor), Jefferson Marinho de Souza (Autor), Marcelo Romanzini (Autor), Rômulo Araújo Fernandes (Autor), Diego Giulliano Destro Chrsitofaro (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O estudo propôs verificar a existência, mesmo em um trabalho predominantemente ortostático (não sedentário), da associação de comportamentos sedentários e suas quebras com variáveis ??de estilo de vida (hábitos alimentares, atividade física e consumo de álcool) em professores.Tratou- -se de um estudo observacional de corte transversal. Todas as escolas estaduais da cidade foram convidadas a participar do estudo. Os professores foram selecionados aleatoriamente. O comportamento sedentário foi avaliado pelo modelo subjetivo (questionários fornecidos pela The Sedentary Behavior Research Network), utilizando o tempo de tela em diferentes dispositivos; e a atividade física foi analisada em diferentes domínios pelo Questionário de Baecke. As variáveis de caracterização da amostra foram expressas em média e desvio padrão. A associação de alto comportamento sedentário e quebras no tempo sedentário com variáveis independentes (hábitos alimentares, tabagismo e atividade física) foram avaliadas pelo teste do qui-quadrado.