Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação do Remador (SNAR), adotado pela Confederação Brasileira de Remo, tem como finalidade estabelecer um ranking nacional, sendo pré-requisito à participação em Campeonatos e Seletivas Nacionais, em suas diferentes categorias, bem como para ingresso na Seleção Brasileira de Remo.

Objetivo:

Este estudo visou analisar a relação e a predição dos resultados do SNAR com os tempos dos competidores num Campeonato Brasileiro de Remo (CBR).

Métodos:

A investigação envolveu 11 remadoras (18,00 ± 0,89 anos) e 16 remadores (18,18 ± 0,91 anos), participantes de um CBR, na categoria júnior. A pesquisa foi qualitativa, com análise de conteúdo dos dados disponíveis no site da Confederação.

Resultados:

Na categoria júnior feminino, das dez variáveis estudadas, três apresentaram correlação r ≥ 0,50; na categoria júnior masculino, nove apresentaram correlação r ≥ 0,50. A equação de regressão linear múltipla, com todas as variáveis estudadas, apresentou R2 = 0,86 e SEE = 5,30, na categoria feminino; R2 = 0,90 e SEE = 3,56, na categoria masculino.

Conclusão:

Os resultados obtidos sugerem que a análise dos testes indicados pelo SNAR pode ser uma fonte importante de informações, oferecendo subsídios relevantes a dirigentes, atletas e comissão técnica, tanto de diagnóstico de desempenho como, especialmente, de prognóstico em competição, além de permitir eventuais adaptações no planejamento de treino, quando necessárias e possíveis. Nível de vidência I; Estudos diagnósticos–Investigação de um exame para diagnóstico.

Acessar