Resumo

O presente estudo procurou estudar as percepções de competência física (autopercep-ções e percepções de competência reflectidas dos pais) de crianças e jovens portugue-ses e a sua relação com a actividade física praticada em contexto escolar e extra-escolar. Trezentos e noventa e oito sujeitos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos (M = 12.5 2.7) preencheram as versões portuguesas da Child’s Per-ception of Sport Competence e do Perceptions Mirroirs des Parents, bem como um ques-tionário que avaliava a frequência de prática de actividade física. A análise dos resultados mostrou que os rapazes, para além de se percepcionarem como fisicamente mais com-petentes do que as raparigas, também tinham, comparativamente a estas, a percepção de que os seus pais os viam como fisicamente mais competentes. Adicionalmente, as autopercepções de competência física, bem como as percepções reflectidas do pai e da mãe, eram significativamente mais elevadas nas crianças (4º ano de escolaridade) do que nos jovens (9º ano de escolaridade). Finalmente, os sujeitos cujas percepções de competência física (autopercepções e percepções reflectidas) eram mais elevadas reportaram níveis de actividade física mais elevados do que aqueles com baixas percep-ções de competência física

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