Relação Entre a Potência Muscular e os Desempenhos de Velocidade e Agilidade em Atletas da Seleção Masculina Olímpica de Basquete
Por Rafael Fachina (Autor), Carlos Ugrinowitsch (Autor), Diego Jeleilate (Autor), Diego Falcão (Autor), César Cavinato Cal Abad (Autor), Konaldo Kobal (Autor), Saulo Gil (Autor), Irineu Loturco (Autor).
Em XXXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: A potência muscular (PM) pode determinar o desempenho em diferentes esportes. No basquete os testes de salto vertical (SV) são utilizados para medir a PM produzida pelos MMII dos jogadores contra o próprio peso corporal. Tal prática advém do fato desses atletas realizarem inúmeros movimentos como esse no jogo, em diferentes condições de execução. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de analisar as relações do desempenho apresentado no SV por atletas olímpicos de basquete com as capacidades de agilidade (AGI) e velocidade (VEL). Sabemos que a altura atingida é a expressão direta da manifestação da potência relativa (PR)(W/kg) no SV. Hipotetizamos que exista uma forte relação entre SV, VEL e AGI.