Resumo

A eletromiografia consiste no estudo, registro e interpretação dos sinais elétricos emitidos pelas fibras musculares ativas durante o processo de contração. Esta técnica abrange aplicações clínicas e em pesquisas científicas. Com o crescimento da população idosa estudos relacionando a produção de força e a técnica da eletromiografia tem sido realizado com o objetivo de quantificar os parâmetros referente a essa capacidade física.
Objetivo: Apresentar uma revisão integrativa acerca da relação entre o sinal eletromiográfico e a produção de força em idosos.
Métodos: Para a seleção dos artigos utilizou-se das bases de dados PubMed, Scopus, Scielo, Web of Science e Lilacs, por meio do uso dos descritores: “elderly AND electromyography AND muscle strenght“.
Resultados e Discussão: Na população idosa, os declínios nos parâmetros fisiológicos e anatômicos tendem a se apresentar com maior frequência, tornando mais crítica a comparação quantitativa devido a diferentes respostas, de individuo para individuo e entre musculaturas diferentes o que pode inviabilizar a linearidade entre produção de força e sinal EMG..
Conclusão: De acordo com a literatura, não há uma relação linear entre a eletromiografia de superfície e a produção de força em idosos. Diferenças em fatores fisiológicos, anatômicos e instrumentais podem explicar esse evento.

Acessar