Relação entre síndrome de burnout e autoeficácia dos professores de educação física considerando variáveis sociodemográficas
Por Saulo Testa (Autor), Jorge Both (Autor).
Resumo
A Síndrome de Burnout tem impacto significativo sobre professores, afetando qualidade de trabalho, saúde mental e crenças de Autoeficácia.
OBJETIVO: Este estudo analisou os níveis de Burnout e Autoeficácia entre professores de Educação Física, investigando suas relações com variáveis sociodemográficas.
MÉTODOS: A pesquisa incluiu 30 professores da Rede Estadual de Educação de Maringá, utilizando Questionário Sociodemográfico, Escala de Caracterização do Burnout (ECB) e Escala de Autoeficácia de Professor de Educação Física. Foram aplicados testes estatísticos não-paramétricos, como Qui-Quadrado, Prova U de Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon e Correlação de Pearson (significância p<0,05).
RESULTADOS: Os professores apresentaram níveis de Burnout entre baixos e moderados, sendo Exaustão Emocional a dimensão mais proeminente. Os valores de Autoeficácia foram altos. Correlações muito fortes surgiram entre Decepção no Trabalho e Exaustão Emocional, e entre Ação Docente e Manejo de Classe. Moderadas foram observadas entre Desumanização e Intencionalidade da Ação Docente, e entre Decepção no Trabalho e Desumanização. Burnout foi associado a variáveis como Pluriemprego, Renda, Deslocamento, Local de Atuação, Tempo de Carreira, Carga Horária de Trabalho e Número de Escolas (Exaustão Emocional); Carga Horária (Desumanização); Cidade de Residência, Deslocamento Pendular e Tempo de Carreira (Decepção).
CONCLUSÃO: Professores mais experientes e atuantes em uma única unidade escolar são mais propensos ao desenvolvimento de Burnout.
REFERÊNCIAS
BANDURA, A. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman, 1997.
BANDURA, A. The evolution of Social Cognitive Theory. In: SMITH, K. G.; HITT, M. A. Great minds in management. Oxford: University Press, 2005, p. 9-35.
BARTHOLOMEW, K. J.; NTOUMANIS, N.; CUEVAS, R.; LONSDALE, C. Job pressure and ill-health in physical education teachers: The mediating role of psychological need thwarting. Teaching and Teacher Education, v. 37, p. 101-7, 2014. https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.10.006
BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. O processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (Org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
BOTH, J.; BORGATTO, A. F.; SONOO, C. N., LEMOS, C. A. F.; CIAMPOLINI, V.; NASCIMENTO, J. V. D. Multiple jobholding associated with the wellbeing of physical education teachers in Southern Brazil. Educación Física y Deporte, v. 35, n. 1, p. 117-40, 2016. http://doi.org/10.17533/udea.efyd.v35n1a05
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2021. 2022. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar Acesso em 26/12/2022.
CAMPOS, L. C. S. Ocorrência da síndrome de burnout em professores do município de Paulista–Pernambuco. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 7, n. 8, p. 74-85, 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/burnout-em-professores Acesso em: 10/01/2023.
CARDOSO, A. M.; LIRA, D. C.; DE SOUSA, T. J.; PINHO, A. M. Síndrome de Burnout e docência: uma revisão integrativa. Revista Expressão Católica, v. 8, n. 2, p. 7-14, 2019. http://doi.org/10.25190/rec.v8i2.3236
CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e Pesquisa, v. 27, p. 403-10, 2011. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400003
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3. p. 499-505, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/sqhs5pPk4QBspW3DKXrmxnP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14/03/2023.
ÇELIK, O. T.; KAHRAMAN, Ü. The relationship among teachers' general self-efficacy perceptions, job burnout and life satisfaction. Universal Journal of Educational Research, v. 6, n. 12, p. 2721-9, 2018. http://doi.org/10.13189/ujer.2018.061204
CID-11. International Classification of Diseases 11th Revision. The global standard for diagnostic health information. Disponível em: https://icd.who.int/en/ Acesso em: 28/12/2022.
COSTA, M. C. S. Trabalho docente na educação básica: as condições e a jornada de trabalho na educação física na educação de jovens e adultos trabalhadores no município de Belém do Pará. Revista Trabalho Necessário, v. 16, n. 2, p. 138-55, 2018. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4558
DALLACOSTA, F. M.; ANTONELLO, I. F.; LOPES, M. H. I. Síndrome de burnout: os professores estão em perigo? Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, p. 128-39, 2015. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/13012/2/Sindrome_de_Burnout_Os_Professores_estao_em_perigo.pdf Acesso em: 19/03/2023.
ESTEVA, M.; LARRAZ, C.; JIMÉNEZ, F. La salud mental en los médicos de familia: efectos de la satisfacción y el estrés en el trabajo. Revista Clinica Española, v. 206, n. 2, p. 77-83, 2006. https://doi.org/10.1157/13085357
EVANS, K. Examining the culturally responsive teaching self-efficacy of teacher candidates in Hawaii. 2017. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Walden University, Minneapolis, Minesota 2017. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/74d6da75bb6d098caa06b0ce52f3df80/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750 Acesso em: 22/12/2022
FARIAS, G. O.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A.; NASCIMENTO, J. V. do Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 441-54, 2018. https://doi.org/10.22456/1982-8918.75045
FAVATTO, N. C. Ciclos de vida dos professores de educação física. 2022. 222f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11444433 Acesso em 29/03/2024.
FAVATTO, N. C.; BOTH, J. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 2, p. 127-34, 2019. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.004
FORESTO-DEL COL, D. R.; REAL, A. C. P.; LUPATINI, I. M. Síndrome de burnout em professores do ensino fundamental de uma escola pública. Revista Funec Científica, v. 7, n. 9, p. 1-16, 2018. https://doi.org/10.24980/rfcm.v7i9.3354
FRANCIOSI, A. P. Satisfação no trabalho e síndrome de burnout em professores de educação física da educação básica. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9308321 Acesso em: 29/03/2024.
FROTA, G. B.; TEODÓSIO, A. S. S. Profissão docente, profissão decente? Estratégias de professores frente ao sofrimento no trabalho em um ambiente de inovação pedagógica. In: XXXVI Encontro da ANPAD. Anais... ANPAD, Rio de Janeiro, 2012. p. 1-16. Disponível em: https://arquivo.anpad.org.br/diversos/down_zips/63/2012_GPR2020.pdf Acesso em: 12/02/2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUERREIRO, N. P.; NUNES, E. D. F. P. D. A.; GONZÁLEZ, A. D.; MESAS, A. E. Perfil sociodemográfico, condições e cargas de trabalho de professores da rede estadual de ensino de um município da região sul do Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, p. 197-217, 2016. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00027
IAOCHITE, R. T. Auto-eficácia de docentes de educação física. 2007. 175f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=458707 Acesso em: 12/02/2024.
IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J.; WINTERSTEIN, P. J. Autoeficácia docente, satisfação e disposição para continuar na docência por professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 825-39, 2011. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400003
KOTLUK, N.; KOCAKAYA, S. Culturally relevant/responsive education: What do teachers think in Turkey? Journal of Ethnic and Cultural Studies, v. 5, n. 2, p. 98-117, 2018. https://doi.org/10.29333/ejecs/123
KRUG, M. R.; KRUG, H. N.; GARCES, S. B. B.; NUNES, V. Síndrome de Burnout: um estudo com professores da educação básica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 273, p. 58-70, 2021. https://doi.org/10.46642/efd.v25i273.2181
LAUTERT, L. O desgaste profissional: estudo empírico com enfermeiras que trabalham em hospitais. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 133-44, 1997. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/251918 Acesso em: 28/12/2022.