Resumo

Contextualização - Educador físico e fisioterapeuta compartilham o ambiente de trabalho em academias, e, supostamente, estão em situação propícia para o trabalho interdisciplinar. Objetivo - analisar a existência de relação interdisciplinar entre esses profissionais em academias de Belo Horizonte e detectar as características dessa relação. Métodos - Foi realizado estudo transversal, baseado na aplicação de questionários aos fisioterapeutas e educadores físicos de 29 academias de Belo Horizonte. Resultados - Identificaram-se fatores que podem ser responsáveis pela falha na relação interdisciplinar entre esses dois profissionais nas academias, tais como desconhecimento sobre as funções do colega de trabalho, sendo que fisioterapeutas estão realizando avaliações físicas enquanto programas de treinamento estão sendo elaborados de forma isolada pelo educador físico. Quanto ao perfil da amostra, os fatores que podem ter influenciado são a diferença estatisticamente significativa entre os sexos (p=0,001), sendo que 65,5% dos fisioterapeutas eram do sexo feminino e 79,3% dos educadores físicos eram do sexo masculino; tempo de trabalho na academia (p=0,07), no qual a média dos fisioterapeutas era de 2,6 anos enquanto a dos educadores físicos era de 4,5 anos e vínculo empregatício, sendo que 86,2% dos educadores físicos possuíam carteira assinada enquanto 82,8% dos fisioterapeutas não possuíam vínculo formal com a academia (p=0,01). Encontraram-se ainda déficits no conceito teórico de interdisciplinaridade, no qual poucos profissionais pensavam no aprendizado e enriquecimento profissional de ambos. Conclusão - A relação que ocorre entre estes dois profissionais está em desenvolvimento, com tendência de ainda se apresentar desarticulada.

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