Relação do Momento de Hidratação em Nadadores e do Tipo de Solução Líquida Que Eles Ingerem
Por Rhafael Barbosa Almendanha (Autor), Lucas Fávaro Dias (Autor), Marcel Virgolino Silva Malta (Autor), Sandro Fernandes da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O presente estudo tem a função de mostrar os níveis de conhecimento sobre hidratação e de apresentar os tipos de soluções utilizadas pelos atletas de natação para se hidratarem.
Métodos e Resultados:
Foram entrevistados 114 atletas de natação filiados a Federação Aquática Mineira do sexo masculino e feminino com idade média de 16,62 ± 2,81. O procedimento utilizado foi do tipo exploratório, através de uma pesquisa descritiva utilizando um questionário auto – administrado contendo 18 perguntas objetivas, no qual foram analisadas apenas as questões 3 e 7. Os resultados obtidos mostram que os atletas tem o costume de hidratar-se antes: 19,29%, durante: 86,84% e depois: 27,19% no decorrer dos treinamentos, já no decorrer das competições eles se hidratam antes: 29,73%, durante: 73,87% e depois 28,82%. Com relação ao tipo de solução líquida que eles costumam se hidratar, foi encontrado que 86,84% preferem água, 9,64% coca cola, 59,64% são adeptos aos isotônicos, 0,88% cerveja, 14,03% preferem refrescos, 4,38% café, 47,36% sucos naturais e 2,83% ingerem outros tipos de soluções.
Conclusão:
Com os resultados obtidos pode-se concluir que apesar de se hidratarem os atletas não possuem o conhecimento adequado, pois a maioria tem o costume de se hidratar apenas durante os treinamentos e competições e em relação ao tipo de solução que ingerem, notouse que a maioria ingere soluções benéficas para o desempenho da natação, mas a de se salientar que é necessária uma atenção maior para esses aspectos de hidratação, pois eles influenciam muito no rendimento dos atletas.