Relação Pedagógica: Juntos Um Prazer de Criar e Dançar - Resgate dos Valores Culturais Paranaenses na Escola
Por Jacyane Leal (Autor), Rita de Cássia dos Santos Viana (Autor), Vera Lúcia da Costa Fernandes (Autor).
Resumo
Na evolução histórica da Sociedade Brasileira constata-se através de pesquisa de fontes bibliográficas e de forma empírica, que a relação pedagógica no Ensino da Dança, vem sendo comprometida, haja visto, as influências da mídia no contexto social e escolar, reforçando uma sociedade elitista, discriminati va, exclusão, fragmentada, funcionalista, bem como, o Ensino, e, ainda, apresentado-se aos moldes bancário, desrespeitando, segundo Marcellino(1990,p.67) o "direito a alegria, ao prazer, propiciados pelo componente lúdico da cultura, base de sustentação para a efetividade participação cultural crítica, criativa e transformadora". Ressalta-se, então, o que é de interesse de um grupo dominante. Sendo assim, a dança carateriza-se mercadoria, importando-se culturas estrangeiras, aquém da realidade locus ( sem querer negar, tão pouco, a importância dessa cultura), porém o que se destaca é a comercialização das culturas, Portanto, este Painel, revela-se como um desafio aos resgates culturais das Danças folclóricas Paraense numa valorização e significação da cultura corporal. A origem, emerge de um curso de danças folclóricas, ministrados por folcloristas regionais, estendendo-se à Creche Escola Sorena, localizada no Bairro de Belém - Cremação. Comunidade precária, cuja as crianças são filhos de mulheres que prestam trabalho doméstico. Avançamos para o corpo docente - Profs. Ed. Física - faixa etária de 4 á 12 anos. Os passos foram adaptados de acordo com as necessidades, sem perder seu valor cultural, aflorando a construção coletiva participativa.