Resumo

Este estudo transversal analisou a percepção da coesão da equipe e a qualidade da relação treinador-atleta entre 301 estudantes-atletas brasileiros, com idades entre 14 e 17 anos, que competiram na fase estadual dos jogos escolares de Pernambuco em 2016. Os dados foram coletados por meio de grupo. questionários de ambiente e relacionamento treinador-atleta. Os dados foram analisados ​​pelos testes Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney (p<0,05). Os resultados mostraram que meninos e meninas obtiveram pontuações mais altas na coesão da equipe, embora os meninos obtivessem pontuações mais altas na Tarefa de Integração de Grupo (p<0,05), bem como em todas as dimensões da relação treinador-atleta (p<0,05). Atletas de futsal e voleibol se destacam por pontuarem menor ou maior em variáveis ​​específicas em comparação com outras modalidades esportivas. Concluindo, a qualidade da relação treinador-atleta pode ser um fator que intervém na percepção da coesão grupal no desporto escolar.

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