Relação treinador-atleta e percepção da coesão da equipe em jovens atletas brasileiros
Por José Roberto Andrade do Nascimento Júnior (Autor), Vinícius da Cruz Sousa (Autor), Daniel Vicentini de Oliveira (Autor), Roseana Pacheco Reis Batista (Autor), Mauro Moreira dos Santos (Autor), Gabriel Lucas Morais Freire (Autor).
Resumo
Este estudo transversal analisou a percepção da coesão da equipe e a qualidade da relação treinador-atleta entre 301 estudantes-atletas brasileiros, com idades entre 14 e 17 anos, que competiram na fase estadual dos jogos escolares de Pernambuco em 2016. Os dados foram coletados por meio de grupo. questionários de ambiente e relacionamento treinador-atleta. Os dados foram analisados pelos testes Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney (p<0,05). Os resultados mostraram que meninos e meninas obtiveram pontuações mais altas na coesão da equipe, embora os meninos obtivessem pontuações mais altas na Tarefa de Integração de Grupo (p<0,05), bem como em todas as dimensões da relação treinador-atleta (p<0,05). Atletas de futsal e voleibol se destacam por pontuarem menor ou maior em variáveis específicas em comparação com outras modalidades esportivas. Concluindo, a qualidade da relação treinador-atleta pode ser um fator que intervém na percepção da coesão grupal no desporto escolar.