Relação Velocidade-acurácia em Tarefa de Contornar Figuras Geométricas e Traçar Linhas
Por Victor Hugo Alves Okazaki (Autor), Camila Rodrigues Fiuza (Autor), Rubens Rodrigues da Silva (Autor), Juliana Bayeux Dascal (Autor), Iverson Ladewig (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 3, 2011.
Resumo
O paradigma da relação inversa velocidade-acurácia foi analisado em dois experimentos, através da lei de Fitts, em tarefas simuladas em computador. O experimento I analisou a tarefa de contornar figuras geométricas (triângulo, quadrado e círculo), manipulando o perímetro da figura e a espessura da linha e fornecendo índices de dificuldade (ID) entre 1,25 e 2,15 bits. O experimento II analisou a tarefa de traçar linhas, manipulando o comprimento, a espessura e o ângulo de inclinação da linha (0º, 45º, 90º, 135º e 180º), fornecendo IDs entre 3,5 e 7,5 bits. Uma regressão linear analisou a relação entre tempo de movimento (TM) e os IDs. Foram verificados coeficientes de determinação superiores a 0,9 (R2 > 0,9) para a relação TM x ID no experimento I e II. Tais resultados forneceram suporte para a lei de Fitts no desempenho das tarefas simuladas em computador de contornar figuras geométricas e de traçar linhas.