Resumo

O paradigma da relação inversa velocidade-acurácia foi analisado em dois experimentos, através da lei de Fitts, em tarefas simuladas em computador. O experimento I analisou a tarefa de contornar figuras geométricas (triângulo, quadrado e círculo), manipulando o perímetro da figura e a espessura da linha e fornecendo índices de dificuldade (ID) entre 1,25 e 2,15 bits. O experimento II analisou a tarefa de traçar linhas, manipulando o comprimento, a espessura e o ângulo de inclinação da linha (0º, 45º, 90º, 135º e 180º), fornecendo IDs entre 3,5 e 7,5 bits. Uma regressão linear analisou a relação entre tempo de movimento (TM) e os IDs. Foram verificados coeficientes de determinação superiores a 0,9 (R2 > 0,9) para a relação TM x ID no experimento I e II. Tais resultados forneceram suporte para a lei de Fitts no desempenho das tarefas simuladas em computador de contornar figuras geométricas e de traçar linhas.

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