Relacionamento de Diferentes Domínios da Atividade Física Habitual com Indicadores de Risco Cardiovascular em Adultos Jovens do Sexo Masculino.
Por Ismael Forte Freitas Júnior (Autor), Eduardo Quieroti Rodrigues (Autor), Sergio de Sousa (Autor), Eduardo Zapaterra Campos (Autor), Rômulo Araújo Fernandes (Autor), Juliano Casonatto (Autor), Pedro Balikian Junior (Autor).
Resumo
Avaliar a prática de atividade física por jovens saudáveis em diferentes segmentos (trabalho, lazer e esportes) e relacionar com indicadores de risco para doenças cardiovasculares. Métodos: A amostra foi composta por 32 estudantes de Educação Física, com idade media de 22,6 anos. A adiposidade corporal foi analisada através de circunferência da cintura (CC), índice de massa corporal (IMC) e impedância bioelétrica. Adicionalmente, valores de glicemia em jejum (10-12 horas), pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) foram coletados. O nível de envolvimento com atividades Físicas foi avaliado por meio de questionário desenvolvido por Baecke et al. (1982). Resultados: As atividades esportivas e de tempo livre não se relacionaram estatisticamente com os indicadores de risco cardiovascular. Porém, as atividades realizadas no trabalho (%GC, PAS e PAD) a somatória de todos os domínios investigados (PAD e Glicemia) relacionaram-se negativamente com os mesmos. Conclusão: Diferentes domínios da atividade física devem ser considerados quando se analisa o efeito da mesma sobre indicadores de saúde.