Resumo

Evidências na área de Aprendizagem Motora têm observado que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social beneficia a aprendizagem de habilidades motoras em crianças, adultos e idosos. No período da adolescência, a forma de se relacionar e a centralidade que os relacionamentos assumem faz com que tanto o suporte quanto a frustração do relacionamento social, possam exercer substancial impacto na aprendizagem motora desta população. À luz da macro teoria da Autodeterminação, um artigo de revisão e três estudos experimentais foram propostos, com o objetivo de observar os efeitos do relacionamento social em adolescentes com idades entre 14 e 16 anos. A tarefa, nos três experimentos, envolveu a aprendizagem de uma habilidade motora de rebater uma bola, utilizando uma raquete, em um alvo. O primeiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do suporte e da frustração do relacionamento social. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: suporte de relacionamento (SR), frustração de relacionamento (FR) e controle. O segundo experimento verificou os efeitos do suporte e frustração do relacionamento social por um par na aprendizagem motora. Os participantes foram divididos em três grupos experimentais: suporte ao relacionamento (SR), frustração ao relacionamento (FR) e controle. O terceiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do relacionamento, manipulados através de um contexto de cooperação e de um contexto de competição na aprendizagem motora. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: cooperação (COO), competição (COMP) e controle. Ambos os experimentos contaram com fases de prática, retenção e transferência. Ainda, em ambos os experimentos foram verificados os efeitos de mecanismos mediadores quais sejam: motivação, percepção de autoeficácia e afetos. Os resultados mostraram que o suporte de relacionamento social, seja pelo experimentador, seja por um par, ou pelo contexto que promova interação positiva (cooperação) beneficia a aprendizagem motora, leva a maior motivação, auto eficácia e maiores níveis de afetos positivos em adolescentes relativo a contextos que frustram o relacionamento social. Essas evidências permitem concluir que o relacionamento social é um fator sócio cognitivo e afetivo que impacta positivamente a aprendizagem motora em adolescentes. Para futuros estudos, sugere-se a verificação diferentes contextos que promovam a interação positiva e seus efeitos na aprendizagem de habilidades motoras.

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