Resumo

O objetivo foi verificar a existência de moderação da familiaridade com o destino nacional e do envolvimento com jogos nas relações de influência entre duas imagens de destinos, considerando um contexto olímpico.

Métodos de pesquisa: Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de questionários estruturados com uma amostra de 340 entrevistados estrangeiros. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de modelagem de equações estruturais.

Originalidade/Relevância: A literatura de Olimpíadas e imagem do destino sobre as variáveis ​​mencionadas tem considerado apenas o impacto em um destino específico, este estudo contribui por investigar a moderação das variáveis ​​nas relações entre dois destinos.

Resultados: A familiaridade com o destino nacional e o envolvimento com os jogos não exerceram impacto na relação de influência entre as imagens da cidade-sede e do destino-nacional investigados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Não houve transbordamento do efeito da familiaridade com o destino nacional ou envolvimento com os jogos na influência do destino nacional na cidade-sede e vice-versa. Isto leva a crer que, independentemente do nível de familiaridade com o destino nacional ou de envolvimento com os jogos, a imagem da cidade-sede do megaevento esportivo influenciou da mesma forma a imagem do destino nacional.

Contribuições sociais/de gestão: Identificar variáveis ​​que possam interferir ou não na relação de destinos conectados contribui para uma melhor gestão da imagem dos mesmos, principalmente considerando o cenário de um megaevento esportivo, contexto em que a imagem do local ganha projeção mundial.

Acessar