Relações Entre a Aptidão Física Não-aeróbica e o Desempenho Matemático em Crianças
Por Daniel Kreuger de Aguiar (Autor), Tiago Lisboa Bartholo (Autor), Fernando Tavares Jr. (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 251, 2019.
Resumo
Introdução: é crescente o interesse em investigar a relação entre a prática regular de exercício físico e o desempenho educacional e diversos estudos têm reportado relações positivas entre dimensões da aptidão física e aspectos do desempenho escolar em estudantes de faixas etárias variadas. Contudo, temos escassez de estudos com crianças da primeira infância. Objetivo: analisar a relação entre a aptidão física não-aeróbica de crianças e o seu desempenho cognitivo. Método: A base apresenta dados para 136 crianças (58,8% meninas; média de idade 72,75 ± 10,11 meses) matriculadas em escolas públicas de dois municípios brasileiros. As avaliações incluíram o Teste de Sentar e Levantar eo Performance Indicators for Primary Schools. Resultados: a aptidão física não-aeróbica estava associada com o desempenho em matemática (ρ=0,213) e com a idade (ρ=0,216). O desempenho em matemática estava associado com a idade (ρ=0,695). Conclusão: Os resultados indicam uma associação fraca, porém significativa, entre a aptidão física não-aeróbica e o desempenho cognitivo na primeira infância, mesmo após controle para o efeito maturação.