Relações Entre a Educação Física, a Cultura e o Lazer
Por Heloísa Turini Bruhns (Autor).
Em VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Se considerarmos que grande parte da população em nosso país, quando faz opção por alguma atividade coporal, não busca alto rendimento, muito menos um profissionalismo, mas uma forma de se exercitar no tempo de lazer, algumas questões surgem como indagações para a Educação Física, área articuladora dos elementos jogo, esporte, dança e ginástica. Se essas opções no lazer não se referem igualmente a uma educação formal, ou seja, não estão sendo desenvolvidas na relação do sujeito com a instituiçãoescolar, uma outra relação com o conhecimento deve ser estabelecida. Devemos indagar se os objetivos almejados no tempo disponível das pessoas, geralmente relacionados à dilatação das regras sociais(e por isso constituindo-se na possibilidade de um espaço estrutural para o surgimento do novo), podem ser alcançados através das modalidades tradicionais, com formas de movimento repletas de técnicas e programas orientados para a quantidade e a busca da performance.