Resumo

Realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com a teorização cultural. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo cultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. Podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas.

Referências

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008.

CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 135-149, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KINCHELOE, J. L.; STEINBERG, S. R. Repensar el multiculturalismo. Barcelona: Octaedro, 2012.

MOREIRA, A. F. B.; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2010. P. 38-66.

NEIRA, M. G. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016a.

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul.-dez. 2016b.

NEIRA, M. G. Educação física. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, T. T. Teoria cultural e educação – um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Acessar